BLOG

Entenda a Vacinação Extramuros

A vacinação extramuros são atividades de vacinação realizadas além das unidades de saúde, são geralmente ações realizadas em escolas, creches, empresas e outras instituições. A vacinação extramuros é uma das estratégias para alcance das coberturas vacinais, tornando a vacinação de fácil acesso a diversos grupos que não seriam vacinados.

A vacinação extramuros passa por diversos desafios, entre eles é a cadeia de frio, onde a vacina deve ser armazenada entre 2°C e 8°C, quando essas vacinas passam desta temperaturas podem sofrer alterações que prejudiquem a eficiência da mesma. O transporte das vacinas é uma dos processos mais frágeis deste tipo de vacinação, exigindo um planejamento adequado.

O planejamento é essencial neste tipo de ação, o treinamento é necessário para que erros não ocorram, evitando desperdícios e perdas de vacinas. Recomenda-se assegurar que as caixas térmicas estejam corretamente montadas, possuindo a temperatura correta para que não haja perdas, a temperatura das vacinas devem estar estabilizadas durante o processo, essa medição é feita manualmente por isso necessitará de aparelhos em ótima condição. 

Um número estratégico de vacinas deve ser levado, para que todos sejam vacinados, podendo exceder o número informado. Deve-se também possuir conhecimento do tempo de locomoção até o local , o tempo gasto para que realizem a vacinação, entre outras informações.

Lembre-se que o local planejado para a vacinação deve se assemelhar/reproduzir um sala de vacinação, seguindo as recomendações.

Confira o artigo na íntegra: Vacinação extramuros: O compromisso com a qualidade e a segurança do paciente, Evelin Plácido dos Santos e Mayra Martho Moura de Oliveira. 

Disponível em: https://sbim.org.br/images/revistas/revista-imuniz-sbim-v10-n2-2017.pdf  acessado em : 02 de Abril de 2020

×