• Yasmin Marchesini

Gripe (influenza)

A gripe, influenza, é uma doença frequente todos os anos. Possui um início súbito, apresenta os seguintes sintomas, febre, calafrios, tremores, dores de cabeça e no corpo, fadiga, coriza, tosse e dor de garganta, possuindo uma duração média de uma semana.


A gripe é causada por dois tipos de vírus o Influenza A e seus subtipos A(H1N1) e A(H3N2), e o Influenza B, possuindo duas linhagens a Victoria e a Yamagata. O vírus do tipo A também são conhecidos por infectar animais, como aves, cavalos, porcos, focas e baleias, quando o vírus animal se mistura com o humano, pode ocorrer pandemias como o evento em 2009, a gripe suína.


A influenza é prevenível através da vacinação anual. A vacina é inativa, isto é não é possível causar a doença. Em sua composição traz proteína dos diferentes vírus da influenza, definidas ano a ano, dada a facilidade na modificação do vírus.


Há duas vacinas existes a trivalente e quadrivalente, entenda a diferença:

  • Trivalente: a vacina trivalente oferecida na rede pública, possuí o vírus inativo da Influenza A(H1N1) e A(H3N2) e Influenza do tipo B da linhagem Yamagata.

  • Quadrivalente: existente na rede particular, oferece proteção contra a Influenza A(H1N1) e A(H3N2) e Influenza B e suas duas linhagens Victoria e Yamagata.


A vacinação é recomendada para todas as pessoas a partir dos 6 meses de idade. Para recém nascidos na qual a mão foi vacinada durante a gestação, a proteção é garantida. Mas se a mãe não se vacinou, ainda é possível a transferência da proteção através do leite materno após a vacinação.


A revacinação anual é fundamental, além da diminuição da proteção em seis meses, o vírus apresentando uma modificação frequente, adquirindo características diferentes, sendo assim necessária uma nova vacina.


A composição da vacina é revisada todos os anos, de acordo com vírus que circulam no Hemisfério Sul, a OMS (Organização Mundial da Saúde) é responsável pela definição da fórmula todos os anos, desta forma comunica todos os fabricantes em Setembro, este processo leva aproximadamente 6 meses.


A campanha este ano (2020) terá início no dia 23 de março, desta forma no inverno onde há a maior circulação dos vírus às pessoas se encontram imunizadas.


Fonte: Vacina gripe (influenza) — trivalente ou quadrivalente, disponível em: https://familia.sbim.org.br/vacinas/vacinas-disponiveis/vacina-gripe-influenza acessado em 02 de março de 2020;

Perguntas e respostas sobre a vacina gripe (influenza), disponível em: https://familia.sbim.org.br/vacinas/perguntas-e-respostas/gripe acessado em 02 de março de 2020;

A Vacina da Gripe no Instituto Butantan, disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=SEQ7k3-qbNk acessado em 02 de março de 2020;

Tagview Tecnologia

Rua Frei Manoel da Ressurreição 1488  Campinas, SP

CEP 13073-027