• Yasmin Marchesini

Intercambialidade de vacinas, por Dr. Luis Alberto Verri

Dr. Luis Alberto Verri, médico pediatra, formado pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), especialista pela Sociedade Brasileira de Pediatra (SBP), atua no Hospital Vera Cruz desde 1985 e com vacinas desde 1996. Dr. Verri escreveu alguns artigos para o Portal Ped. No artigo publicado ele nos explica sobre a vacinação feita por diferentes vacinas para a mesma doença, confira abaixo um pouco deste artigo.

Dr. Verri explica que mesmo que as vacinas tenham como objetivo principal a prevenção de uma mesma doença, não são idênticas em conteúdo de antígeno ou em quantidade ou método de formulação. Os fabricantes usam processos diferentes para a produção e as vacinas podem conter concentrações diferentes de antígeno por dose ou um estabilizador ou conservante alternativo.

Quando há a necessidade de intercambiar as vacinas aplicadas se não houver conhecimento do produto utilizado anteriormente deve-se adotar o esquema com maior número de doses para conclusão da série.

Dr. Verri afirma: "Os profissionais de saúde não devem perder a oportunidade de aplicar a vacina, independentemente da marca da vacina aplicada nas doses anteriores. Para as vacinas em geral, a vacinação não deve ser adiada porque não está disponível ou não é conhecido o produto utilizado anteriormente.".


Confira o artigo completo acessando: https://www.portalped.com.br/conteudo-especial/vacinas/intercambialidade-de-vacinas-recomendacoes-para-diferentes-fabricantes/

0 visualização

Tagview Tecnologia

Rua Frei Manoel da Ressurreição 1488  Campinas, SP

CEP 13073-027