• Yasmin Marchesini

Marketing de Conteúdo

Atualizado: Mar 23

O marketing é responsável por atrair pessoas interessadas em seu conteúdo, além da confiança daqueles que o já conhecem. Podendo possuir diversos objetivos além da conquista de novos clientes, o marketing possui o objetivo de dar credibilidade a sua marca.


Marketing de conteúdo é a estratégia mais aconselhada para ser utilizada na área médica, tendo como principal objetivo a criação de conteúdo, através de posts em blogs, mídias sociais (Facebook, Instagram), criação de ebook, entre outras formas de geração de conteúdo. 

Esse marketing tende a ajudar e informar as pessoas para com que desta forma sua marca ganhe reconhecimento sem a promoção direta da mesma.


Para iniciar o Marketing de Conteúdo devemos levar em conta o objetivo de nosso marketing e conhecer bem o público alvo para qual iremos gerar o conteúdo (persona). O objetivo deve ser definido de acordo com o propósito da clínica (conseguir mais pacientes, se tornar referência na área, etc), já a persona pode ser definida através de um personagem fictício que irá lhe auxiliar na compreensão de seus clientes ideais. Você irá utilizar a persona como um norte para todos os conteúdo gerados. Através dela você deverá definir uma linguagem a ser utilizada, onde seus conteúdos serão postados, assuntos de interesse de seus cliente e palavras chaves.


Dicas para o Marketing de sua Clínica:


  • Consulte o Conselho Federal de Medicina (CFM): O CFM é responsável por estabelecer algumas regras e proibições sobre o marketing na área médica, fique atento para que seu marketing respeitando as regras estabelecidas.

  • Criação de conteúdo com caráter formal: Crie conteúdos sérios, que interesse seu público, utilize sites profissionais, desta forma criará credibilidade ao seu público.

  • Utilize redes sociais: As redes sociais são a maior forma de contato para com o seu público, mas lembre-se de conferir as regras estabelecidas para o marketing nas mesmas.

  • Blog: Ter um blog é essencial para a publicação de conteúdos mais longos que interesse seu público a o atraia, de forma que gere interesse em sua marca, lembrando que não deve haver a promoção direta de sua marca mas sim informar o público de assuntos que o atenda.

  • Mantenha suas redes atualizadas: Publique conteúdos semanalmente e mantenha seu público engajado com seus artigos.

  • Utilize uma ferramenta de monitoramento, como Google Analytics, para medir o número de acessos aos seus conteúdos para saber se está conseguindo atrair seu público

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