• Yasmin Marchesini

Novo esquema de vacinação da Febre Amarela, por Dr. Verri

Em sua nova publicação para o Portal Ped Dr. Luis Alberto Verri, médico pediatra formado pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) explica sobre a Febre Amarela e seu novo esquema de vacinação. Confira:


A febre amarela é caracterizada por ser uma doença infecciosa, possuindo febre aguda. A doença é causada por um vírus transmitido apenas pela picada do mosquito. Seus sintomas são: febre, vômitos, dor de cabeça, dores nas costas e musculares, fadiga e fraqueza. Sua maior forma de prevenção é a vacinação.

Em 2017 o Ministério da Saúde guiado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) propôs apenas uma dose durante a vida. Porém após estudos foi comprovado a diminuição da resposta imunológica de crianças vacinas aos 9 meses, o que levou ao novo esquema vacinal da Febre Amarela.


Novo esquema

Vacinação entre 9 meses a 4 anos, crianças nunca vacinadas deverão tomar 2 doses, uma aos 9 meses e reforço aos 4 anos.


Vacinação a partir de 5 anos, indivíduos que recebera uma dose antes de completar 5 anos devem receber uma dose reforço, podendo ocorrer essa aplicação em qualquer idade.


Indivíduos a partir de 5 anos que não receberam nenhuma dose deve ocorrer a aplicação de apenas uma dose.



Para conferir a publicação completa acesse: https://www.portalped.com.br/conteudo-especial/vacinas/vacina-febre-amarela-nova-indicacao-de-dose-de-reforco-aos-4-anos-de-idade/ Vacina Febre Amarela: Nova indicação de dose de reforço aos 4 anos de idade, Dr. Luis Alberto Verri (acesso: 20 de fevereiro de 2020)

5 visualizações

Tagview Tecnologia

Rua Frei Manoel da Ressurreição 1488  Campinas, SP

CEP 13073-027