BLOG

Vacina e imunidade permanente, entenda.

Na última semana (18/08/2020) a BBC publicou uma reportagem sobre imunidade, trazendo alguns imunologistas para explicar sobre a resposta imunológica gerada.  

Quando falamos de vacina e imunidade busca-se gerar uma resposta imunológica de nosso sistema, para que desta forma estejamos protegidos para determinada infecção. Essa resposta gerada pelos organismos pode ou não ser duradoura. Em nosso corpo há diversas células entre elas os linfócitos responsáveis pelo reconhecimento das infecções em nosso corpo.  

Segundo a reportagem, existem patógenos que ainda não se é possível identificar o desenvolvimento da imunidade protetora ou até mesmo não desenvolvem essa imunidade como a malária.  Além da dificuldade na identificação no desenvolvimento da imunidade protetora, existem patógenos que sofrem de mutações, como é o caso do vírus influenza (gripe), desta forma todo ano deve ocorrer a vacinação da gripe dado que o vírus passa por mutações.

No caso do Coronavírus ele não sofre mutações, desta forma o desenvolvimento da vacinas é facilitada, porém não é possível dizer que está vacina trará uma imunidade a longo prazo.  Imunologistas afirmam que a criação de uma vacina eficaz  é de extrema importância mesmo que traga um efeito temporário, pois será necessário para combater a infecção e diminuirá o número de mortes. 

Confira a publicação completa da BBC acessando: https://www.bbc.com/portuguese/geral-53820476

×