• Yasmin Marchesini

Vacinas e suas diferenças


Figura 1: Funcionamento das vacinas. Fonte: familia.sbim.org.br/vacinas acesso em: 30 de jan, 2020.

As vacinas são responsáveis pela proteção de diversas doenças ocasionadas por vírus ou bactérias. As vacinas funcionam da seguinte maneira (Figura 1) ocorre a introdução do agente inativo ou enfraquecido, desta forma estimula a criação de um memória imunológica.

A memória imunológica tem um funcionamento diferente, o sistema imunológico após ter contato com os agentes introduzidos em seu organismo cria defesas para combater esses agentes.

Os anticorpos gerado no processo são armazenados e caso ocorra um novo ataque desses agentes o seu organismo irá destrui-los.

Existem casos em que a memória imunológica não deixa a doença se manifestar mais de uma vez em seu organismo, porém há doenças que necessitam de doses de reforços dado que nesses casos não é possível manter a longo prazo.

Existem dois tipos de vacinas, as atenuadas e as inativas, no texto a seguir buscamos trazer a diferença entre estes produtos. Acompanhe:


Vacinas Atenuadas


As vacinas atenuadas são compostas dos agentes infecciosos vivos, porém estes agentes se encontram extremamente enfraquecido. As vacinas atenuadas são reponsáveis por reproduzir a situação da doença em seu organismo. Essa vacinas possuem sintomas amenos e de curta duração em organismo competentes. Já em organismos que imunodeprimidos e gestantes essas vacinas não são recomendadas.


Algumas vacinas atenuadas:


Vacinas Inativas


As vacinas inativas contém microrganismos inativos, isto é não vivos, ou uma pequena fração desses organismos, que não possuem a capacidade de replicar nem reproduzir a doença causada. Esses microrganismos confundem o sistema imunológico, desencadeando um processo de proteção. As vacinas inativas não representa riscos.


Algumas vacinas inativas:

  • Tétano

  • Coqueluche

  • Influenza

  • Hepatite A

  • HPV

  • Meningococo.


Fonte:

BALLALAI, Isabella; BRAVO, Flavia (Org.). Imunização: tudo o que você sempre quis saber. Rio de Janeiro: RMCOM, 2016. Disponível em: https://sbim.org.br/publicacoes/livros acesso em: 30 de jan de 2020.

0 visualização

Tagview Tecnologia

Rua Frei Manoel da Ressurreição 1488  Campinas, SP

CEP 13073-027